23.8.10

Cidadania se aprende em casa!

Cidadania se aprende em casa!

Alexandra Fonseca



Ser cidadão é condição de vida para qualquer pessoa. Todos nós vivemos em sociedade e necessitamos dela para sobreviver. Nenhuma pessoa pode, ou consegue, viver isolado. Mas infelizmente muitas famílias não percebem a dimensão do que seja viver em sociedade e criam seus filhos de tal forma que o convívio com outras pessoas se torna impraticável.
Temos visto ao longo dos anos as relações familiares se degringolarem. Os pais procuram a escola, psicólogos, neurologistas e inúmeros outros profissionais na tentativa de encontrarem respostas para problemas que, muitas vezes, eles mesmos criaram.
Quando as famílias permitem que seus filhos façam tudo “do seu jeito” muitas vezes perdem o controlem e no lugar de um adulto independente acabam criando um ditador. Quando “mimam” seus filhos sem limites, acabam criando adultos que pensam ser donos do mundo. Quando batem nos filhos, ao invés de dialogar incutem nos filhos a ideia que é através da agressão que se alcança o que se almeja. Tudo isso parece inofensivo. Mas, não é!
É inconcebível que uma criança grite e agrida seus pais, infelizmente cada vez mais vemos essas cenas de desrespeito. Uma criança que não respeita os pais por que haveria de respeitar outras pessoas?
Coisas simples como respeitar o lugar em uma fila, não jogar papel no chão e conservar os bens públicos parecem atitudes sem sentido para filhos de pessoas que não cobram esses hábitos em casa. Seu filho é, em sociedade, um reflexo daquilo que ele aprende em casa.
Ensinar seu filho a agredir, a conseguir coisas através da intimidação, a tirar vantagem das situações, a desrespeitar as regras são atitudes que hoje podem parecer inocentes e inconsequentes, mas, que irão fazer seu filho não se ajustar à vida em sociedade, a ser discriminado e a ser preterido pelos demais. Pense bem! Você é responsável pelo seu filho e pelo adulto que ele virá a ser.

2 comentários:

  1. Adorei o texto apresentado por nossa coordenadora, em tempos de consumismo e competição desenfreada achei impecavel a escoha. Pena que muitos que deveriam ter participado desse momento de reflexão não estivessem presentes.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto, propõe uma excelente reflexão sobre os nossos valores e onde queremos chegar com nossas crianças.

    ResponderExcluir