19.3.10


A "Era da inclusão"

A Inclusão é muito mais que adicionar alunos com necessidades especiais, sejam elas físicas ou intelectuais, em nossas salas de aula. Inclusão é a construção de uma sociedade onde as pessoas possam viver e conviver na diversidade. Não basta mesclar em uma sala, alunos com e sem necessidades especiais. É necessário trazer de volta para a escola todos aqueles que foram excluídos, ou seja, o pobre, o menino de rua, os com necessidades especiais, os hiperativos, os "multirrepetentes", os indisciplinados...
A inclusão é um processo contínuo, nunca termina, porque sempre haverá alunos com barreiras para aprender. Esse processo requer um "novo professor" e uma nova metodologia. Ou quem sabe um professor antigo com uma nova visão de educação. O professor da Era da Inclusão precisa ter em mente que:
A educação é um direito de todo ser humano;
Toda criança está na escola para aprender;
É responsabilidade da escola e dos professores criarem formas alternativas de ensino aprendizagem;
Uma metodologia de ensino inclusiva deve ser capaz de garantir que todos os alunos se sintam estimulados à frequentar a escola e à participar das atividades em sala de aula. Deve, também, favorecer a identificação das barreiras e como eliminá-las. Acima de tudo deve respeitar cada aluno como um ser único.
A escola inclusiva precisa se organizar para atender às necessidades de todos os alunos. A partir desse momento não é mais o aluno que deve se adequar à escola e sua estrutura e sim a escola se adequar a esse novo aluno.

Equipe Maria Júlia